Imposto de Renda de Pessoa Física

Imposto de Renda de Pessoa Física

PEÇA AGORA UM ORÇAMENTO!

Anualmente temos essa preocupação com a prestação de contas com o LEÃO, e com razão, pois é muito importante este ato do contribuinte.

Inicialmente, nossa preocupação é fazer com que o contribuinte tenha a organização necessária com os documentos necessários para embasar essa prestação de contas.

Embora muitas pessoas acreditem que “qualquer um poderá preencher o IR no sistema do Governo e enviar”, esta é uma verdade parcial, sim é possível, mas se as informações não forem corretamente avaliadas, e enviadas em sua totalidade, o Governo poderá entender que está havendo sonegação de informações, e por algum motivo a pessoas parar na “malha fina” ou pagar mais impostos do que precisaria pagar.

Modelo Simplificado ou Completo

De acordo com o volume de despesa dedutiva que o contribuinte apresente, a sua declaração será dentro do modelo Simplificada ou Completa.

O modelo Simplificado calcula que 20% do seu rendimento trata-se de despesas, e este percentual é fixo, você tenha apresentado as despesas ou não.

Por isso se você de fato tem despesas dedutíveis para serem apresentadas, que superem este percentual, certamente haverá uma redução no valor devido.

Por isso que quanto mais despesas comprovadas e dedutíveis você apresentar neste momento para a definição do melhor modelo da sua declaração, mais efetivo será o resultado.

O Governo acata como sendo despesas dedutíveis, pagamentos de profissionais da área de saúde, tais como médicos, dentistas, psicólogos, exames clinico… etc., ou ainda, pagamentos de Escola, Plano de Saúde, investimentos em Previdência Privada.

DICAS

Como me preparar para o IR pessoa física:

  • Organizar mensalmente todos os comprovantes das despesas ocorridas durante o ano base, guardar organizadamente em um local apropriado, exclusivo, fácil de lembrar na hora da declaração.
  • No período que antecede o prazo que a Receita Federal abre para a prestação, juntar os Informes de Rendimentos de bancos, escolas, planos de saúde, rendimento do empregador e, todo e qualquer rendimento que tenha recebido, como “Nota paulista”, “PIS” etc. Todos irão compor sua Receita.
  • Além dos documentos citados, temos que nos preparar para comunicar ao FISCO as mudanças ocorridas em nossos bens, como as compras e as vendas de carros, terrenos e apartamentos, fornecendo as datas, CPF e valores das transações.

Regularizar os bens não implica pagamento de impostos, pois eles já pagam os impostos próprios como exemplo; carros pagam IPVA, Terrenos e Casas pagam IPTU, Área Rural paga ITR.

Nas transferências por doações ou heranças ocorrem as cobranças dos impostos de transferências como ITBI ou ITCMD, que também devem ser informadas.

Muito importante declarar dívidas, as quais são feitas para quitar um compromisso, ou justificar que aumentou o patrimônio em função de contrair essa dívida. Incluindo a quitação de um bem que estava em parcelamento, ou o início do pagamento do mesmo.

Todos esses cuidados, também devemos ter com os dependentes da declaração, sejam eles, esposa (o), filhos (as), pais, avós, ou, que mantenha guarda judicial.

Lembre-se, nos casos que couberem, os dados dos beneficiários de pensão, seja amigável ou judicial, a qual lhe beneficiará nos cálculos para reduzir a base de cálculo do IRPF.

Sem dúvidas que existem particularidades em cada declaração, quanto à opção por modelos completos ou simplificados, cujas opções aparecem à medida que vamos incluindo informações no programa.

O RIR (Regulamento do Imposto de Renda) possui mais de mil artigos, bem como Manual do Programa orienta os caminhos para o correto preenchimento de declaração, que na verdade chama-se DECLARAÇÃO ANUAL DE AJUSTE DO IMPOSTO DE RENDA DAS PESSOAS FÍSICAS, pois é nela que o contribuinte, através dos documentos idôneos acima, faz o ajuste, podendo reaver valores pagos a maior em forma de restituição, ou complementar pagamento, à vista ou parcelado.

Em qualquer lugar do país onde esteja, tenha a certeza de contar com um especialista, para te assessorar.

Declaração de IRPF

Declaração Completa

Valor: A combinar

Entre em contato conosco para que possamos orçar um valor para o seu IRPF.

Peça um orçamento ao Carlos

Declaração Simplificada

Valor: R$ 287,00

Clique no botão abaixo para realizar seu pagamento e envie seus documentos (DOC ou PDF) por e-mail para 3cs@3cssolucoes.com.br. Entraremos em contato para maiores informações.




Antecipações

Documentação

Esta é a documentação necessária a ser enviada à 3C’s para a elaboração de seu Imposto de Renda de Pessoa Física:

  • Informe de Rendimento (da empresa onde você trabalha ou trabalhou referente seus recebimentos no ano de 2018)
  • Informe de Rendimento (dos bancos com os quais você tem conta, seja poupança, conta corrente ou aplicação  – basta você entrar no site do banco e existe uma área preparada para a emissão deste documento).
  • Caso você tenha dependentes (esposa e filhos dependentes) e eles tenham informe de rendimento, também deverão ser apresentados.
  • Documentos pessoais: CPF, Título de Eleitor, e Comprovante atual de residência
  • Nome dos dependentes, data de nascimento, CPF e grau de parentesco ou dependência.
  • Documentos de compra ou venda de bens em 2018 como por exemplo automóveis, imóveis, nome do agente financeiro, endereço, CNPJ, parcelas pagas, valor, e, parcelas restantes.
  • Pagamentos efetuados a médicos, dentistas, plano de saúde, psicólogos, escolas, faculdades, cursos pós graduação, ou outros que comprovem saídas significantes de valores a advogados, engenheiros, etc…
  • Informe de rendimentos e/ou pagamentos de pensões alimentícias pagas (caso tenha decisão judicial, enviar)
  • Caso você ou seus dependentes receba auxilio do INSS, necessita enviar os informes, ou dados com o número do benefício, data nascimento, número CPF.
  • Caso seja a primeira vez que faz a Declaração conosco, precisaremos da cópia da declaração do ano passado, ou do arquivo de envio da declaração que poderá ser enviado em nosso email.

Carlos Campos

Nosso fundador e diretor, Carlos Eugênio Parreira Campos, contador formado pela PUCCAMP , atua na área há 30 anos atendendo empresas de diferentes segmentos. É Coach certificado em Liderança Coach por Valores por Simon Dolan, e Coaching com PNL por Ràul Flores Casafranca.

Converse com o Carlos

Depoimentos